Comunicação institucional é a comunicação de uma organização que tenha personalidade (jurídica ou não) própria.
Pode ser ela uma organização não-governamental da área ambiental, um sindicato, uma grande empresa, uma prefeitura ou a pequena loja do bairro.
Quando se fala em comunicação institucional se está falando de comunicar os valores e as ações dessa organização segundo princípios estabelecidos pela direção.
É (ou deveria ser) uma comunicação alinhada com a missão e em sintonia com a marca.
Portanto, é preciso tomar cuidado quando se faz comunicação institucional para não deixar que desejos pessoais e histórias não diretamente relacionadas à linha estabelecida confundam a mensagem principal.
A comunicação é da instituição e não da pessoa que ocupa determinado lugar por algum tempo.
Em tempos digitais, onde as pessoas tem presença forte na internet e não há barreiras entre o dentro e fora de uma organização, é necessário estabelecer regras claras para que os colaboradores saibam como e quando se comunicar com o público interno e externo.
Criar essas regras e ter um manual de boas práticas facilita organizar a força da comunicação e dá segurança aos seus colaboradores.
Uma comunicação institucional organizada amplia a força de sua marca.