“As pessoas não têm muito tempo para se informar”, ressalta Giovana Fleck, observando que para muitos consumidores, principalmente em meio a uma crise global de custo de vida, acompanhar as notícias não é uma prioridade.
Há também desinformação e polarização a considerar. Especialmente porque as plataformas de mídia social estão mal equipadas para reagir prontamente, e a mídia de notícias às vezes luta para neutralizar isso devido aos recursos limitados.
Fleck lidera o Civic Media Observatory no Global Voices, uma publicação internacional de mídia cidadã. O observatório acompanha diferentes narrativas ao longo do tempo para analisar como e por quem são disseminadas. Isso inclui através de artigos de notícias, mas também de políticos e nas redes sociais ou mesmo outdoors e cartazes.
A ideia é fornecer “uma peça extra no quebra-cabeça” para combater a disseminação de narrativas nocivas. Ao compreender o que está acontecendo e como as pessoas estão falando sobre isso, especialmente em áreas onde a mídia internacional geralmente tem cobertura limitada, os meios de comunicação podem cobrir as histórias de forma mais eficaz – e as comunidades podem ser mais bem informadas.
Leia o artigo completo (em inglês):
How do narratives spread, and what does this mean for how we report the news?