Já percebeu como está difícil fazer sua mensagem chegar ao seu cliente?
Pois é, a competição no mercado digital cresceu, os espaços estão cada vez mais caros e as plataformas entregam cada vez menos.
A concentração no universo Facebook (Instagram e Whatsapp incluídos) e Google (com Youtube especialmente) aumenta o poder das plataformas já dominantes, tira do mercado competidores, e restringe o espaço de quem precisa das redes.
Isso torna a disputa por likes e joinhas insana (e muito cara).
E a Internet que nasceu (e ainda é em sua essência) para ser um espaço descentralizado de comunicação e interação com as pessoas se transformou em um negócio onde poucos ganham.
É possível escapar dessa armadilha?
Sim.
E a forma de fazer isso é voltar para o básico. Lembrar que redes e mercado digital são complementares ao seu negócio, mesmo que ele seja totalmente virtual.
As plataformas são ferramentas e devem ser usadas como tal. Elas não são seu negócio.
Portanto, use-as, mas lembre-se que seu cliente quer ouvir você. Saber de você, estabelecer vínculos reais. Amplie sua rede de contatos, converse de forma real. Trate seus clientes (e amigos) como pessoas únicas que são.